Coworkings de Floripa: características da cidade que ajudam o mercado de coworking

Coworking é tudo igual e só muda o endereço. Em alguns lugares, esse velho ditado adaptado para o mercado de coworking pode até fazer sentido, mas não numa cidade como Florianópolis.

E nos 350 anos de Floripa, comemorados no dia 23 de março, cabe a pergunta: de que forma as características da nossa cidade ajudam no sucesso de dezenas de coworking que funcionam aqui?

Antes de responder diretamente essa pergunta, lembro a pesquisa realizada pela plataforma Woba (publicada aqui no Coworking.Floripa) que revelou um interesse cada vez maior dos coworkings do Brasil em inovar e se diferenciar dos concorrentes. Em Floripa também se observa esse movimento. Os espaços buscam criar e reforçar uma personalidade, uma marca. E a cidade, na minha visão, ajuda nisso por causa de três características principais:

  • Ser reconhecida como “Capital da Inovação” por causa do polo tecnológico.

  • Ser uma cidade, apesar de problemas recorrentes, que transmite “boas vibrações” muito por causa do mar e do clima.

  • Ter um crescimento populacional que possibilidade escolher o coworking por causa da proximidade com casa, escola e até praia.

Como tudo isso favorece os coworkings na prática?

Capital da Inovação

O modelo de trabalho em coworking tem relação direta com inovação e economia criativa. Não por acaso, se diz que os coworkings são as “garagens modernas”, numa alusão à origem de gigantes da tecnologia como HP e Apple, criadas dentro de uma garagem.

Hoje, os coworking cumprem esse papel não só com o espaço, mas também com serviços de apoio aos novos empreendedores – startups de base tecnológica, principalmente – como Endereço Fiscal e Certificado Digital. E como não estar em uma cidade que desde a década de 90 respira inovação e que, segundo estudo do Sebrae/SC, concentra 37% das 1.301 startups existentes em Santa Catarina?

Good Vibes

Ao conferir a lista dos coworkings cadastrados no guia Coworking.Floripa dá para ver as praias e locais próximos a praias estão contemplados. E isso pode ajudar os usuários de diferentes formas. Dá para ir trabalhar e depois curtir um fim de tarde à beira-mar. Ou simplesmente trabalhar em lugares inspiradores – basta “ixpiar” pela janela.

Mas mesmo os localizados no Centro e na região continental tem muito o que oferecer aos usuários de coworking, desde uma caminhada na Beira-Mar Norte, o pôr do Sol na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, a Ilha vista do Estreito ou a paisagem de Coqueiros e região: tudo inspira.

Expansão territorial

Escolher a localização do coworking envolve diferentes fatores. Em Floripa, não só por causa da “good vibes” citada acima, mas a opção de morar distante do Centro e de bairros no seu entorno (Trindade, Saco dos Limões) leva potenciais clientes dos coworkings a buscarem espaços mais próximos de suas casas.

Já é possível ver a expansão territorial do mercado – temos exemplos nos Rio Tavares, Ingleses, Jurerê, Campeche, Lagoa…. E o que é ótimo porque isso se reflete na qualidade de vida dos usuários ao escolherem coworkings do bairro onde moram e podem até ir a pé. E mais do que isso: confirma que, em Floripa, coworking não é um negócio de um bairro só. É de toda a cidade.

Parabéns, Florianópolis e aos coworkings de Floripa que se inspiram no que a nossa cidade tem de melhor.


Receba por e-mail as atualizações do guia Coworking.Floripa!


Onde tem coworking em Floripa: LISTA DE COWORKINGS DE FLORIANÓPOLIS

 


Uma resposta para “Coworkings de Floripa: características da cidade que ajudam o mercado de coworking”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *