Censo Coworking Brasil 2023: dados mostram crescimento do mercado

O mercado de coworking tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com o Censo Coworking Brasil 2023, conduzido pela Woba, o número de aberturas de coworkings aumentou 63% entre 2019 e 2023, totalizando mais de 2.400 espaços no Brasil.

O estudo também revelou que os coworkings faturam, em média, R$ 305 mil por ano, com lucro médio anual de R$ 115 mil​​.

Destaques do Censo Coworking Brasil 2023

A maior parte dos coworkings está concentrada na região Sudeste, onde 58% estão localizados, sendo 29% em São Paulo. No Sul, há um equilíbrio entre os três estados, com leve liderança do Paraná (7,59%), seguido por Santa Catarina (6,60%) e Rio Grande do Sul (6,27%).

censo coworking 2023
Reprodução site Woba

No entanto, a penetração desse mercado em todo o país é notável, impulsionada principalmente pelas mudanças nas formas de trabalho que ocorreram desde 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19. Empresas e pessoas se adaptaram aos modelos de trabalho remoto e híbrido, que se consolidaram mesmo com o retorno das atividades presenciais​.

Os coworkings no Brasil estão começando a fazer parte da cultura de trabalho do país. A demanda crescente por espaços de coworking e o aumento da concorrência estão gerando mais investimento e criatividade no setor. As salas de reunião e o ar condicionado, por exemplo, deixaram de ser diferenciais e tornaram-se itens essenciais, presentes em 97% e 96% dos espaços, respectivamente​.

Acesse a versão completa do Censo Coworking Brasil 2023 no site da Woba, considerado o maior marketplace de coworkings da América Latina.


Receba por e-mail as atualizações do guia Coworking.Floripa!


Onde tem coworking em Floripa: LISTA DE COWORKINGS DE FLORIANÓPOLIS

 


Uma resposta para “Censo Coworking Brasil 2023: dados mostram crescimento do mercado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *