2023 mal começou e já temos uma nova febre na internet: o ChatGPT, uma ferramenta que ajuda a colocar a Inteligência Artificial de modo muito prático e intuitivo ao alcance de usuários que não precisam ter necessariamente um conhecimento técnico aprofundado. Basta que tenham curiosidade e saibam quais perguntas fazer.
O ChatGPT, como o nome indica, é um chat. O usuário interage numa plataforma semelhante a um canal de bate-papo (lembra?). Formula-se uma questão [procure ser especifico para que não retorne algo muito amplo e genérico], clica-se no botão de enviar e a inteligência por trás busca informações em seu banco de dados, formata e apresenta uma resposta.
E isso é o que tem surpreendido e atraído um novo maior de interessados:
Os usuários pedem o ChatGPT mostra as respostas em formato de artigos, blog posts, mensagens de e-mails, roteiros de podcasts, tabela de pautas, códigos de aplicativos e jogos, entre outros.
E é possível pedir ao ChatGPT que responda agindo como um especialista no tema (por exemplo: “aja como um especialista em rotinas de trabalho híbrido”).
Longe de substituir o trabalho humano, a Inteligência Artificial, com a popularização do ChatGPT (que virou até pauta no Fantástico) tem se revelado um ponto de apoio no dia a dia de diferentes áreas de atuação, tipos e tamanhos de empresas, e demandas de setores como marketing, vendas e RH.
Será que ChatGPT no coworking funciona?
Antes de você, gestor ou gestora de coworking, ir até o ChatGPT fazer a pergunta acima, aviso:
🤖 Num coworking, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em tarefas mais simples, como a geração de insights e estruturação de estratégias e tarefas, que podem ser executadas por qualquer colaborador do coworking.
Exemplos:
-
- Criar estratégias de marketing e vendas;
- Desenvolver do perfil do colaborador de um coworing;
- Organizar listas de rotinas diárias ou especiais;
- Identificar tendências no mercado de cowoking;
- Listar insights para estratégias de comunicação.
🤖 O ChatGPT no coworking também pode ser usado em tarefas mais complexas, como a criação de ferramentas de automatização (de atendimento, por exemplo), a partir da Inteligência Artificial e integradas a outras ferramentas – o que exigirá o apoio de um desenvolvedor especializado.
Para exemplificar este segundo caso, pedi ajuda ao próprio ChatGPT. Veja a resposta.
-
- Automatização de tarefas como agendamento de reservas de salas, envio de lembretes aos membros, e responder perguntas frequentes sobre o coworking.
- Atendimento ao cliente com o ChatGPT usado como um assistente virtual para responder perguntas dos membros e fornecer informações sobre o coworking, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Gestão de reservas de salas de reunião, garantindo que elas estejam disponíveis quando os membros precisarem.
- Análise de dados sobre o uso do espaço de coworking, ajudando a identificar oportunidades de melhoria.
- Feedback dos membros coletados com solução desenvolvida a partir do ChatGPT gerando informações para melhorar a experiência dos membros.
ChatGPT: despertador de ideias
Como se pode ver, dá até para arriscar que não há limites para o uso do ChatGPT no coworking e em outros tantos ramos de negócios. Na minha participação no podcast Popscast, comentei o uso do Chat GPT como apoio para diferentes funções no dia a dia de empresa e, principalmente, de profissionais que trabalham sozinhos – como os profissionais que frequentam os coworkings – e tem na ferramenta de IA um ponto de interação e geração de ideias.
Aqui no Coworking.Floripa, por exemplo, o ChatGPT funciona como um despertador de ideias no desenvolvimento de pautas e estratégias, sendo forte aliada na gestão de inteligência na otimização do conteúdo para sites de buscas.
Assista ao trecho da conversa sobre o ChatGPT.
Sobre o ChatGPT
O acesso ao ChatGPT é gratuito e uma versão paga com mais recursos deverá ser lançada em breve. Ainda há instabilidade pelo grande número de acessos, mas vale a pena conhecer e experimentar.
Para usar a ferramenta basta acessar chat.openai.com e fazer o login (pode usar a conta do Google). Logado, as “conversas” com o robô ficam todas listadas e visíveis.
Assista à reportagem do Fantástico no g1.
E ouça o episódio do podcast O Assunto sobre o ChatGPT.
Se experimentar o ChatGPT no cowoking, conte nos comentários.
Onde tem coworking em Floripa: LISTA DE COWORKINGS DE FLORIANÓPOLIS
2 respostas para “ChatGPT no coworking: como a inteligência artificial do momento ajuda no dia a dia do negócio”