Quais são as estratégias das empresas de coworking para atrair usuários para seus espaços? Em busca dessa resposta, o site Meio & Mensagem ouviu profissionais da área para traçar o cenário, considerando a área de marketing e a adoção do modelo de trabalho híbrido.
Confira os destaques da reportagem do site.
Desafios e vantagens dos coworkings
“Ainda diante da incerteza do modelo ideal de trabalho para os negócios, e com o fortalecimento da cultura do trabalho híbrido e flexível, muitas empresas não estão prontas para assumir compromissos de contratos longos na locação tradicional de escritórios corporativos”, diz Flavia Breda, head de marketing institucional e produto Latam da WeWork.
Flavia também acredita que os coworkings têm vantagens competitivas com espaços adaptáveis e destaca o desafio do marketing em “desmistificar noções pré-concebidas sobre esses temas”.
Estratégias de marketing
Empresas como a Regus, que atua na gestão de coworking, veem o digital como o principal meio para atrair o público. “Buscamos forte atuação nos mecanismos de busca, reforçando a palavra-chave ‘trabalho híbrido’”, diz Tiago Alves, CEO do IWG.
Além das estratégias digitais, campanhas em mídia out-of-home e indicações são utilizadas. “Recentemente, utilizamos relógios digitais em pontos estratégicos na cidade, além de ações nos aeroportos de Congonhas e Santos Dummont”, menciona Tiago Alves.
Expansão geográfica
Há uma tendência de expansão das redes de coworking para o interior, acompanhando o movimento do anywhere office. “Por conta disso, o objetivo do IWG é de expandir cada vez mais unidades para longe das ruas mais agitadas e cidades mais populosas”, explica Tiago Alves, referindo-se à inauguração de unidades em Goiânia e Uberlândia.
“A empresa que não se adaptar a um novo cenário de trabalho flexível perderá talentos”, comenta Flavia Breda da WeWork. Uma pesquisa da empresa mostrou que 78% de 10.000 executivos na América Latina mudariam de emprego devido à falta de flexibilidade.