Listamos a seguir as principais dúvidas sobre coworking. Confira as 10 perguntas e respostas que mais aparecem nos sites de buscas.
1 – O que é coworking?
Coworking é um espaço de trabalho compartilhado, onde pessoas de diferentes empresas ou profissões trabalham juntas em um ambiente colaborativo. Isso pode ser feito ocupando estações de trabalho em “mesões” ou em salas privativas.
2 – Quais são as vantagens de trabalhar em um espaço de coworking?
Algumas das vantagens incluem aumento da produtividade e da criatividade, networking, economia de custos, flexibilidade de horários e acesso a instalações e equipamentos de alta qualidade.
■ Leia também: Saiba quais são as 5 vantagens do coworking
3 – Posso trabalhar sozinho em um espaço de coworking?
Sim, você pode trabalhar sozinho em um espaço de coworking, mas também pode aproveitar as oportunidades para colaboração e networking com outros profissionais.
4 – Quanto custa trabalhar em um espaço de coworking?
O custo varia dependendo do local, do tamanho do espaço e dos recursos e serviços oferecidos. Alguns espaços de coworking oferecem preços por hora ou por dia, enquanto outros oferecem planos mensais ou anuais para ocupação dos espaços em ambientes coletivos ou em salas privativas.
5 – Existe um ambiente de trabalho silencioso em um espaço de coworking?
Depende do espaço de coworking, mas muitos oferecem áreas de trabalho silenciosas para que os membros possam se concentrar em suas tarefas. Além das salas privativas e salas de reuniões, os coworkings costumam ter também “cabines” onde os usuários ficam à vontade para fazer ligações telefônicas, por exemplo.
6 – Posso usar um espaço de coworking como endereço comercial?
Sim, a maioria dos espaços de coworking oferece serviços de endereço comercial e endereço fiscal. Com isso, os usuários podem usar a localização do coworking de duas maneiras:
-
- Primeiro como endereço comercial para correspondência, reuniões e encontros com clientes.
- E segundo, no caso do endereço fiscal, com a localização usada no contrato social registrado na Junta Comercial para o registro e abertura da empresa.
7 – Há necessidade de alugar um escritório permanente se eu usar um espaço de coworking?
Não, você pode usar um espaço de coworking como uma alternativa mais flexível e econômica a um escritório permanente – deixar de pagar os altos custos de uma sala própria e direcionar esse recurso para ações estratégias faz toda diferença para a empresa. E essa é justamente uma das vantagens quando se fala em usar o coworking.
8 – Posso levar meus equipamentos pessoais para um espaço de coworking?
Sim, você pode levar seus equipamentos pessoais, como laptop, para um espaço de coworking – não esqueça do carregador! Alguns espaços também oferecem acesso a equipamentos compartilhados, como impressoras.
9 – Há possibilidade de fazer reuniões em um espaço de coworking?
Sim, a maioria dos coworking oferece salas de reunião e salas de conferência para seus usuários. Podem ser contratadas separadamente ou podem ser incluídas nos planos mensais de uso dos espaços de trabalho. Em tempos de rotina de trabalho híbrido, as salas de reunião dos coworkings servem para as empresas manterem uma rotina de encontros presenciais para alinhamento e engajamento das equipes.
10 – É possível trabalhar em um espaço de coworking temporariamente?
Sim, muitos espaços de coworking oferecem opções de associação temporária ou diária, para atender às necessidades de trabalho temporário de seus membros. Alguns exemplos:
-
- Empresas que estão em vias de abertura de unidades em Florianópolis contratam o coworking como sua sede provisória até o início oficial de suas operações.
- Também é comum a contratação do coworking por empresas que estão fazendo seleção de pessoal para abertura de novas unidades.
- Profissionais em trânsito (ou em férias em Florianópolis) também podem usar o coworking para tratar de tarefas urgentes ou de última hora.
- Empresas ou grupos de empreendedores podem recorrer ao coworking temporariamente para tratar de assuntos específicos e precisam “fugir” do dia a dia para ter maior foco e concentração.
3 respostas para “Dúvidas sobre coworking: 10 perguntas e respostas mais frequentes”