Muitos segmentos, incluindo os coworkings, adotaram o Inbound Marketing para atrair novos clientes, tendo a produção de conteúdo otimizado para buscas como principal estratégia para ganhar relevância no Google. Mas por causa do avanço de ferramentas de Inteligência Artificial como o ChatGPT, isso pode mudar.
O Google anunciou recentemente o projeto Magi, uma iniciativa que promete revolucionar a forma como as buscas são realizadas na plataforma e que podem impactar nas estratégias de marketing digital das empresas. A novidade está relacionada com a ascensão da Inteligência Artificial e a chegada do ChatGPT, que vem ameaçando o reinado do Google no mercado de buscadores.
Em entrevista para a newsletter agenteGPT, o especialista em SEO e CEO da agência Conversion, Diego Ivo, afirma que a mudança era esperada e necessária. “O Google precisa se reinventar e, desde que tomou o trono do Yahoo!, nenhum buscador ainda havia ameaçado seu reinado. Com a chegada do ChatGPT e a ascensão da IA, o Google está precisando se mover. Eu vejo, entretanto, uma empresa em pânico e atirando para todos os lados”, avalia.
Ainda não se sabe ao certo como o Projeto Magi do Google irá impactar o trabalho de SEO, mas Ivo aponta duas possibilidades. “A primeira é a de que as interfaces conversacionais invadem em segundo plano, com uso, mas proporcionalmente um baixo uso (e é isso em que acredito); a segunda é que a forma de buscar mude completamente e passemos a usar majoritariamente interfaces conversacionais”, explica ele na entrevista com o jornalista Alexandre Gonçalves, editor da newsletter.
No caso da segunda possibilidade, o especialista destaca a importância do Answer Engine Optimization (AEO), que visa otimizar as respostas das interfaces conversacionais. “Um bom exemplo disso é qual marca aparecerá quando alguém perguntar ao chat qual o melhor celular para games?”, exemplifica.
Prepare-se para as mudanças com o Projeto Magi do Google
Com relação ao tráfego de sites, Ivo acredita que é difícil o Google se tornar uma plataforma puramente conversacional, o que não deve impactar a geração de tráfego dos sites. “O modelo de negócio do Google é baseado justamente em enviar tráfego para os sites: de forma orgânica ou pelos anúncios, que são sua principal forma de monetização”, pontua.
Por fim, o especialista destaca a importância de acompanhar as mudanças, mas sem deixar de lado o básico bem feito. “Esteja preparado para as mudanças, mas foque 95% da sua energia em como é hoje”, sugere.
Apesar da expectativa gerada pelo Magi, Ivo avalia que é difícil o Bing destronar o Google. “Alguns relatos internacionais apontam ganhos pequenos de market share, mas apesar do pânico do Google, acho difícil ser destronado. Precisaria haver uma incompetência monumental para isso acontecer”, conclui.
Fonte: Newsletter agenteGPT: agentegpt.substack.com
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